APROPRIAÇÃO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PELO CAMPO ACADÊMICO/CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: O ESTADO DO CONHECIMENTO (2004-2016)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.49647Palavras-chave:
Educação Física. Representação Social. Representações Sociais. Conhecimento.Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar a apropriação da Teoria das Representações Sociais pelo campo acadêmico/científico da educação física brasileira entre os anos de 2004 a 2016. Utilizou-se dos procedimentos da análise de conteúdo. Buscou-se artigos em periódicos com classificação do Qualis de educação física, disponível no Webqualis do último quadriênio, entre os estratos A2 a B2, o corpus de análise delimitou-se a 11 artigos. As categorias de análise foram: vínculo institucional; formação profissional; estrutura metodológica; construção do objeto de pesquisa em Representações Sociais. Constatou-se predominância de: produção no Sudeste; autores oriundos da educação física; opção por abordagens qualitativas; e utilização das obras de Moscovici como referencial teórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).