CULTURA E DANÇAS REGIONAIS EM UM PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i3.49507Palavras-chave:
cultura. dança. ensino. professores escolares.Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender o ensino da cultura e das danças regionais em um projeto pedagógico de uma professora de educação física. Para isto, foi realizado um estudo de caso com uma professora experiente, que atua em uma escola municipal de Cuiabá-MT, Brasil. Os instrumentos e procedimentos de coleta de dados foram um formulário, uma entrevista semi-dirigida e consulta de documentos (memorial, relatório do projeto, fotos). As danças presentes neste projeto pedagógico foram: siriri, cururu, rasqueado, chorado e dança dos mascarados. Além disto, ela utiliza várias estratégias pedagógicas, trabalha de forma interdisciplinar e vinculada ao Projeto Político Pedagógico da escola e sua prática baseia-se na pedagogia crítico-superadora e no multiculturalismo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).