EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O USO DAS REDES SOCIAS NO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DE AULAS ABERTAS

Autores

  • Thiago Sousa Matias Universidade Federal de Santa Catarina
  • Muryllo Rezende Soares Universidade do Vale do Itajaí
  • Otto Silva Universidade do Vale do Itajaí
  • Jéssica Serafim Frasson Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Veruska Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i3.49305

Palavras-chave:

Educação, Difusão de Inovações, Rede Social.

Resumo

Este trabalho buscou investigar o potencial inovador e educacional na disciplina de Educação Física, através da diversificação do conteúdo, redes sociais e aulas abertas. A proposta foi desenvolvida na disciplina de estágio supervisionado no ensino médio, e realizada em uma escola pública mantida pelo estado de Santa Catarina. As análises foram sistematizadas nas redes sociais e relatórios de observação com interpretação temática e categorial. As redes sociais promovem espaço de discussão, é útil para a realização de tarefas, permite avaliação e auxilia na preservação e significação do conteúdo. A diversidade dos conteúdos motiva os alunos, elimina a evasão e impulsiona discussões educacionais. As aulas abertas geram reflexões, motivação, ação comunicativa e autonomia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Sousa Matias, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor, Professor do Departamento de Educação Física do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina

http://lattes.cnpq.br/6357439651009907

Muryllo Rezende Soares, Universidade do Vale do Itajaí

Graduação em Educação Física

Otto Silva, Universidade do Vale do Itajaí

Graduação em Educação Física

Jéssica Serafim Frasson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGCMH/UFRGS

Professora da Escola Superior de Criciúma - ESUCRI

http://lattes.cnpq.br/2014317813860224

Veruska Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora, Doutor, Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

http://lattes.cnpq.br/4565772650463299

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

MATIAS, T. S.; SOARES, M. R.; SILVA, O.; FRASSON, J. S.; PIRES, V. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: O USO DAS REDES SOCIAS NO PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DE AULAS ABERTAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 3, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i3.49305. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49305. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais