E SE IVAN ILITCH FIZESSE ATIVIDADE FÍSICA?: REFLEXÕES SOBRE TORMENTOS MODERNOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.4888Palavras-chave:
risco, consumo, saúde.Resumo
Focaliza imperativos vinculados aos estilos de vida saudáveis e como estes se articulam com a sociedade contemporânea. Outros elementos destacados na análise foram as estratégias utilizadas pelo campo médico para tornar os indivíduos saudáveis. Buscou-se caracterizar tais estratégias em dois momentos: um primeiro descrito a partir de preocupações sociais com a ordem produtiva e um segundo conectado com a exacerbação dos riscos e da lógica de consumo que são potencializadores das formas de normatização social e responsabilização individual. As reflexões indicam que os conselhos médicos assumem o papel da razão e da moral em prol da vida saudável como atestam os combates às situações sociais caracterizadas como ambivalentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).