SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.48285Palavras-chave:
Violência. Educação Física. Professor., Violence. Physical Education. Teacher., Violencia. Educación Física. Profesor.Resumo
Resumo
O estudo teve o objetivo de identificar situações motivo de violência nas aulas de Educação Física e discutir aspectos da prática pedagógica do professor que apresentam relação com o surgimento dessas situações. A pesquisa foi realizada em duas escolas, com a participação de dois professores de Educação Física e duas turmas de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa subsidiou o estudo. O diário de campo foi utilizado como instrumento metodológico. Os resultados mostram que as práticas Licenciosa e Autoritária dos professores possibilitaram espaços de relacionamentos sociais susceptíveis ao surgimento de nove situações conflitivas que desencadearam o comportamento violento dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).