SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

Autores

  • Tiago Lepre Mello Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Douglas Aparecido de Campos Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.48285

Palavras-chave:

Violência. Educação Física. Professor., Violence. Physical Education. Teacher., Violencia. Educación Física. Profesor.

Resumo

Resumo

O estudo teve o objetivo de identificar situações motivo de violência nas aulas de Educação Física e discutir aspectos da prática pedagógica do professor que apresentam relação com o surgimento dessas situações. A pesquisa foi realizada em duas escolas, com a participação de dois professores de Educação Física e duas turmas de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa subsidiou o estudo. O diário de campo foi utilizado como instrumento metodológico. Os resultados mostram que as práticas Licenciosa e Autoritária dos professores possibilitaram espaços de relacionamentos sociais susceptíveis ao surgimento de nove situações conflitivas que desencadearam o comportamento violento dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Lepre Mello, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestre em Educação (UFSCar)

Pós graduado em Educação Física escolar (Unicamp)

Pós graduado em Fisiologia do Exercício (UFSCar)

Graduado em Educação Física (Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO)

Professor de Educação Básica - Educação Física; Secretaria de Educação de São Paulo e Rede Municipal de Educação de Porto Ferreira.

Rua José Teixeira Vilela Pai, nº 1015, Vila Nova, Porto Ferreira, SP, CEP 13660-000; Tel 19-991-450101

link curriculo lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8580825D9

Douglas Aparecido de Campos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Pós Doutor em Estudos Sociais

Doutor em Educação

Professor Doutor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no programa de pós graduação profissional em educação (mestrado profissional); pesquisador do Centro de estudos Socais - CES, da Universidade de Coimbra - Portugal.

Áreas de atuação: Educação Física, Direito, Metodologia de Ensino.

Endereço: Rua Benedicta Stahl Sodré, nº 169, Jardim Centenário, São Carlos, SP, CEP 13564-091

telefone: 16-33518373

link curriculo Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775985U9

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

MELLO, T. L.; CAMPOS, D. A. de. SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 4, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i4.48285. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48285. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais