REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - São Paulo/SP
  • Valdilene Aline Nogueira Universidade de Guarulhos
  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Universidade São Judas Tadeu.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i3.48130

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Ensino Médio, Cidadania.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi refletir sobre a contribuição da Educação Física (EF) na formação da cidadania dos alunos que frequentam o Ensino Médio (EM) e, ao mesmo tempo, buscar resposta(s) para a pergunta: “Existe espaço para esse componente curricular no EM após a promulgação da Medida Provisória (MP) no. 746/2016?”. Utilizamos como base para a reflexão duas experiências pedagógicas realizadas por professores de EF em escolas com características diferentes, mas que buscam a formação do pensamento crítico dos estudantes sobre as manifestações da cultura corporal. Concluímos que existe espaço para a EF no EM com o papel de formar pessoas conscientes da importância de práticas saudáveis, da adoção de um estilo de vida ativo e para a consciência cidadã e democrática.

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Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - São Paulo/SP

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Especialista em Educação Física Escolar (2010) e em Pedagogia dos Esportes (2012) pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atuou como professor efetivo de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2010-13), na Secretaria Municipal de Educação (2010-15) e no Centro Paula Souza (2014-15) no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em São Paulo. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e no Ensino Superior

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Valdilene Aline Nogueira, Universidade de Guarulhos

Bacharel e Licenciada em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa - MG (2009). Especialista em Educação, com ênfase nas questões de Gênero e Raça também pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Pedagoga pela UNIUBE - Universidade de Uberaba - MG (2015). Mestra e Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu - SP. Atuou como professora de Educação Física na Coeducar - Cooperativa Educacional de Viçosa - Educação Infantil: 2010 - 2011 - Ensino Fundamental II e Médio: 2012 - 2015. Atualmente é professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e dos cursos de Educação Física e da Universidade de Guarulhos - SP.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4409773H1

Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Universidade São Judas Tadeu.

Graduada em Educação Física (1979) e em Pedagogia (1985) com Habilitação em Administração Escolar, ambas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (1991) e doutorado em Educação: Psicologia da Educação (1997), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular da Universidade São Judas Tadeu atuando no mestrado e doutorado em Educação Física.

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Publicado

2018-09-28

Como Citar

MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; SILVA, S. A. P. dos S. REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA POR MEIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 3, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i3.48130. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/48130. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Ensaios