INTERDPENDÊNCIAS ESTABELECIDAS NA CONFIGURAÇÃO FUTEBOLÍSTICA AMADORA PONTAGROSSENSE: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA (2013-2016)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i3.47947Palavras-chave:
Futebol amador, etnografia, configuração.Resumo
O objetivo deste artigo foi interpretar e analisar as interdependências estabelecidas na configuração futebolística amadora de Ponta Grossa, entre os anos de 2013 e 2016. Para tanto, optou-se pelos direcionamentos da etnografia, pois eles guiam os pesquisadores no processo compreensivo da “visão sobre o mundo” dos indivíduos pertencentes ao grupo investigado. Neste período observou-se os indivíduos nos jogos oficiais, nas peladas, nos jogos treino, nos amistosos e nos espaços de socialização, totalizando 120 saídas in loco. Concluiu-se que nesta configuração existem micro tensões às ordens estabelecidas sociedade, as quais podem contribuir para a mudança de certos habitus em longo prazo, auxiliando no empoderamento dos indivíduos marginalizadas em outras configurações sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).