EDUCAÇÃO SOMÁTICA E DANÇA NA CONSCIÊNCIA CORPORAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i3.47435Palavras-chave:
Corpo, Dança, Estado de Consciência.Resumo
Este trabalho tem como objetivo descrever como a educação somática e a dança podem proporcionar o desenvolvimento da consciência corporal dos participantes do projeto de extensão Vivências Corporais Lúdicas. Este estudo se caracteriza por uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, na qual foi utilizado como instrumentos o diário de campo e a entrevista semiestruturada. A interpretação dos dados foi por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). O estudo apontou que as vivências de educação somática despertaram nos participantes a sensação de relaxamento, relacionada ao alívio de tensões e dores, proporcionando um estado perceptivo e integral das dimensões corporais. Em relação à dança destaca-se a improvisação, a socialização, sentimento de prazer e ludicidade.
Palavras-chave: Corpo. Dança. Estado de Consciência.
This work aims to describe how the somatic education and dance can provide the development of the corporal consciousness of the participants of the extension project entitled Vivências Corporais Lúdicas. This study is characterized by an exploratory research with a qualitative approach, in which the field diary and the semi-structured interview were used as instruments. The interpretation of the data was through the Content Analysis (BARDIN, 2009). The study pointed out that the somatic education experiences awakened in the participants the sensation of relaxation, related to the relief of tensions and pain, providing a perceptive and integral state of the body dimensions. In relation to the dance, highlights improvisation, socialization and feelings of pleasure e playfulness.
Key-words: Body. Dance. State of Consciousness.
Este documento tiene por objeto describir cómo la educación somática y la danza pueden proporcionar el desarrollo de la conciencia corporal de los participantes del proyecto de ampliación Vivências Corporais Lúdicas. Este estudio se caracteriza por una investigación exploratoria con enfoque cualitativo, en la cuel fue utilizado como instrumentos el diario de campo y semi-estructurada entrevista. La interpretación de los datos fue a través del Análisis de Contenido (BARDIN, 2009). El estudio encontró que las experiencias de educación somáticas desperto en los participantes una sensación de relajación, relacionados con el estrés aliviar el dolor y proporcionar un estado perceptivo y completa de las dimensiones corporales. En cuanto a la improvisación de danza destaca, socialización, sensación de placer y alegría.
Palabras-clave: Cuerpo. Danza. Estado de conciencia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).