PREDISPOSIÇÃO AO FLUXO: PERCEPÇÃO DOS PRATICANTES DO BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i3.47022Palavras-chave:
Psicologia do Esporte. Motivação. Basquetebol em Cadeira de Rodas.Resumo
Neste estudo caracterizamos a pré-disposição ao estado de fluxo durante a prática esportiva em 15 atletas do sexo masculino de basquetebol em cadeira de rodas. Para isto, foi utilizada a “Escala de Predisposição ao Fluxo” e a análise de dados foi realizada por meio de estatística descritiva e análise de correlação para estabelecer a relação entre as dimensões do estado de fluxo. De modo geral verificamos que os atletas vivenciam o estado de fluxo, sendo que experiência autotélica e clareza de metas foram as dimensões com maior prevalência entre os praticantes da modalidade, assim como concentração em tarefa apresentou-se correlacionada com algumas das demais variáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).