O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA

Autores

  • Tathyane Krahenbühl Universidade Federal de Goiás
  • Lucas Leonardo Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i1.46714

Palavras-chave:

Esporte, Ensino, Pedagogia do Esporte.

Resumo

O ensino da marcação individual no handebol é crescente na iniciação da modalidade, devido às adaptações das regras para as categorias de base, com o objetivo de favorecer o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos iniciantes. O embasamento para essa forma de ensinar o handebol parte da percepção dos diferentes níveis de compreensão do jogo, iniciando pela fase anárquica, passando pelas fases da descentralização e estruturação do jogo. Assim, observamos que há diversos fundamentos defensivos que podem ser desenvolvidos pelo jogador na marcação individual, e que o sistema defensivo individual pode ser estrategicamente elaborado em relação ao entendimento e do nível de percepção dos jogadores, e de acordo com as estratégias e especificidades desse sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tathyane Krahenbühl, Universidade Federal de Goiás

Professora, Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG)

Lucas Leonardo, Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas

Professor de Educação Física. Especialista em Handebol.

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

KRAHENBÜHL, T.; LEONARDO, L. O ENSINO DO SISTEMA DEFENSIVO INDIVIDUAL NO HANDEBOL E SUAS CONSIDERAÇÕES PARA A INICIAÇÃO ESPORTIVA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i1.46714. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46714. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios