ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA E EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO INÍCIO DE CARREIRA

Autores

  • Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i3.45257

Palavras-chave:

Academia de ginástica. Educação Básica. Início de carreira. Atuação profissional.

Resumo

Buscou identificar, analisar e comparar as dificuldades enfrentadas por professores de Educação Física no início de carreira com formação em bacharelado e em licenciatura atuantes na região dos Inconfidentes em Minas Gerais. A partir do estudo de campo, qualitativo, com 28 docentes. A formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos e suficientes para a atuação nos espaços de intervenção. A dissonância teoria e prática presente na formação inicial desencadeou uma série de dificuldades percebidas pelos professores. Outras dificuldades como lidar com a diversidade de objetivos buscados pelos frequentadores das academias e a falta de reconhecimento e legitimidade da Educação Física como componente curricular na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação (em andamento). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Mestrado em Educação (em andamento). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

PAIXÃO, J. A. ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA E EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO INÍCIO DE CARREIRA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i3.45257. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45257. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais