HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DAS MULHERES NA TRAVESSIA A NADO MAR GRANDE - SALVADOR: OUSADIAS NO MAR ABERTO

Autores

  • Lygia Maria dos Santos Bahia Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós- Graduação em Educação. http://orcid.org/0000-0003-0813-337X
  • Maria Cecília de Paula Silva Universidade Federal da Bahia, Grupo de pesquisa HCEL - História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i1.45256

Palavras-chave:

história das mulheres, natação em águas abertas, educação.

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre memórias e histórias das primeiras participações femininas de natação na Travessia Mar Grande – Salvador, Bahia, Brasil, objetivando dar visibilidade à historia das mulheres em competições de águas abertas no Brasil nos anos 1950 e sua relação com a educação à época. Pesquisa histórica privilegiando a história a pesquisa documental e a pesquisa oral temática e, como instrumentos jornais e entrevistas como fontes primárias. Das considerações, destacamos a participação das mulheres desde as primeiras provas dessa Travessia, o que sugere uma perspectiva educacional diferenciada para determinadas mulheres da sociedade baiana ainda na primeira metade do século XX e uma nuance de alteração de posturas e ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lygia Maria dos Santos Bahia, Universidade Federal da Bahia. Programa de Pós- Graduação em Educação.

Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora do grupo de pesquisa HCEL/FACED/UFBA. Pesquisa a história da Natação em Salvador-BA; Educação Feminina.

Maria Cecília de Paula Silva, Universidade Federal da Bahia, Grupo de pesquisa HCEL - História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade.

Pós-doutora em sociologia e antropologia na Universidade de Estrasburgo (2015-16, bolsista CAPES, programa Estágio Sênior). Pós-doutora em sociologia pela Universidade de Estrasburgo/ França (2011-12, bolsista CAPES, programa de Cooperação Internacional CAPES-COFECUB). Atualmente Pesquisadora da Université de Strasbourg na Maison Interuniversitaire des Sciencies de lhomme (MISHA), Strasbourg, France e Professora Associada e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação e graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Atua no ensino, pesquisa e extensão. Doutora (bols. CNPq) e Mestre (bols. CAPES) pela Universidade Gama Filho/ RJ, na linha de pesquisa Educação e Cultura: Produção histórica da Educação Física Brasileira. Coordena o grupo de pesquisa HCEL - Historia da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade (certificado pelo CNPq). Membro do grupo de pesquisa CORPS. Iniciou os estudos de graduação em História, Comunicação (na UFJF-MG) e Educação Física (UFV-MG), lugar em que se especializou. Área de atuação: Multidisciplinar; Ciencias Humanas e Sociais aplicadas e ciências da saúde; especificamente, a questão do corpos e culturas na pesquisa histórica em Educação, Políticas Sociais e Públicas (ambiental, cultural, arte; processo civilizatório da cultura afro-brasileira e indígena, movimentos sociais, lazer, esporte). e-mail: cecilipaula@gmail.com; depaula_cecilia@yahoo.fr; mcecili@ufba.br

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

BAHIA, L. M. dos S.; DE PAULA SILVA, M. C. HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DAS MULHERES NA TRAVESSIA A NADO MAR GRANDE - SALVADOR: OUSADIAS NO MAR ABERTO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i1.45256. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45256. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais