HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DAS MULHERES NA TRAVESSIA A NADO MAR GRANDE - SALVADOR: OUSADIAS NO MAR ABERTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i1.45256Palavras-chave:
história das mulheres, natação em águas abertas, educação.Resumo
O presente artigo visa refletir sobre memórias e histórias das primeiras participações femininas de natação na Travessia Mar Grande – Salvador, Bahia, Brasil, objetivando dar visibilidade à historia das mulheres em competições de águas abertas no Brasil nos anos 1950 e sua relação com a educação à época. Pesquisa histórica privilegiando a história a pesquisa documental e a pesquisa oral temática e, como instrumentos jornais e entrevistas como fontes primárias. Das considerações, destacamos a participação das mulheres desde as primeiras provas dessa Travessia, o que sugere uma perspectiva educacional diferenciada para determinadas mulheres da sociedade baiana ainda na primeira metade do século XX e uma nuance de alteração de posturas e ações.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).