A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO PPGEF/UFPEL SOBRE A REALIDADE DO TRABALHO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PELOTAS-RS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.45097Palavras-chave:
Educação Física, Produção do conhecimento, Educação PúblicaResumo
O presente estudo objetivou sistematizar a produção do conhecimento desenvolvida no PPGEF/UFPel sobre o trabalho docente da Educação Física nas escolas públicas de Pelotas- RS. Após análise da totalidade das produções foram encontradas 14 dissertações. A partir da análise de conteúdo estabelecemos quatro categorias: a) condições de trabalho e infraestrutura; b) formação inicial e continuada; c) políticas públicas; d) saúde docente. Os estudos apontaram uma precarização da educação pública e da carreira docente, exaustiva jornada de trabalho, baixa remuneração, carência de infraestrutura e materiais para as aulas de EF. Contatou-se ainda a fragilidade da formação inicial e da carência de ações de formação continuada, políticas públicas insuficientes e o esgotamento profissional.
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