A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO PPGEF/UFPEL SOBRE A REALIDADE DO TRABALHO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PELOTAS-RS

Autores

  • Ivan Bremm De Oliveira Universidade Federal de Pelotas- Escola Superior de Educação Física http://orcid.org/0000-0002-2601-8714
  • Giovanni Felipe Ernest Frizzo Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.45097

Palavras-chave:

Educação Física, Produção do conhecimento, Educação Pública

Resumo

O presente estudo objetivou sistematizar a produção do conhecimento desenvolvida no PPGEF/UFPel sobre o trabalho docente da Educação Física nas escolas públicas de Pelotas- RS. Após análise da totalidade das produções foram encontradas 14 dissertações. A partir da análise de conteúdo estabelecemos quatro categorias: a) condições de trabalho e infraestrutura; b) formação inicial e continuada; c) políticas públicas; d) saúde docente. Os estudos apontaram uma precarização da educação pública e da carreira docente, exaustiva jornada de trabalho, baixa remuneração, carência de infraestrutura e materiais para as aulas de EF. Contatou-se ainda a fragilidade da formação inicial e da carência de ações de formação continuada, políticas públicas insuficientes e o esgotamento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Bremm De Oliveira, Universidade Federal de Pelotas- Escola Superior de Educação Física

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física ESEF/UFPel na linha de Pesquisa Formação Profissional e Prática Pedagógica . Graduado em Licenciatura em Educação Física pela ESEF/UFPel.

Técnico Administrativo em Educação IFSul/ Campus Pelotas.

 http://lattes.cnpq.br/5333364925403637

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4413412J2

 

Giovanni Felipe Ernest Frizzo, Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho e educação, trabalho pedagógico, escola e mundo do trabalho.

http://lattes.cnpq.br/2344138672288053

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710275H9

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

BREMM DE OLIVEIRA, I.; FELIPE ERNEST FRIZZO, G. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO PPGEF/UFPEL SOBRE A REALIDADE DO TRABALHO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PELOTAS-RS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i2.45097. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45097. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão