OS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Vinicius Kofahl Macedo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gabriela Breggue da Silva Sampaio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Renato Daniel Trusz Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú
  • Iris Dantas da Mota Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i3.44419

Palavras-chave:

Estágios, Educação Física e treinamento, Formação inicial.

Resumo

O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente a produção científica sobre estágios curriculares nos cursos de Licenciatura em Educação Física. O âmbito da pesquisa deu-se nas bases LILACS, SCIELO e EBSCO, a partir das equações: estágio AND Educação Física, estágio curricular supervisionado AND Educação Física, prática de ensino AND Educação Física, estagiários AND Educação Física e alunos estagiários AND Educação Física, resultando para análise 21 artigos. Os resultados evidenciam as dinâmicas dos estagiários no campo de intervenção, a função declarada pelo professor colaborador e o seu perfil para atuação. A legislação tem sido um tema em paralelo, de modo a compreender como se situam os estágios do curso de licenciatura em Educação Física, na realidade brasileira.

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Biografia do Autor

Vinicius Kofahl Macedo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Gabriela Breggue da Silva Sampaio, Universidade Federal de Santa Catarina

 Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física na  Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora e Técnica de Ginástica Rítmica da Associação de Ginástica de São José - AGIS. 

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educacao Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina.  Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Renato Daniel Trusz, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

 Mestre em Educação Fisica pela Universidade Federal de Santa Catarina.  Professor da rede municipal de Balneário Camboriú. 

Iris Dantas da Mota, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando em Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

2017-09-29

Como Citar

MACEDO, V. K.; DA SILVA SAMPAIO, G. B.; FARIAS, G. O.; TRUSZ, R. D.; DA MOTA, I. D.; DE CAMPOS PEREIRA, M. P. V. OS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i3.44419. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/44419. Acesso em: 22 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais