EDUCAÇÃO PRECOCE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

  • André Ribeiro Silva Universidade de Brasília
  • Jeane Brandão de Sant'anna Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Ludmila Lucena Pereira de Cabral Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jitone Leônidas Soares Universidade de Brasília
  • Silvia Emanoella Silva Martins de Souza Universidade de Brasília
  • Jônatas de França Barros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.44215

Palavras-chave:

Educação Infantil, Intervenção Precoce, Diagnóstico Precoce

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever as tendências atuais nas pesquisas científicas do Brasil sobre o tema educação precoce, presentes nas bases indexadas do Portal de Periódicos da CAPES. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa de literatura, realizou-se a busca através do acesso remoto ao conteúdo assinado, a partir do acesso CAFe – Comunidade Acadêmica Federada, provido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para instituições federadas, através da Universidade de Brasília. Os critérios de inclusão foram artigos publicados em português, na íntegra que retratasse a educação precoce e indexados no referido banco de dados nos últimos cinco anos.  Conclui-se que a educação precoce exige profissionais multidisciplinares, onde a família também faz parte desse processo. É necessário mais estudos intervencionais com os envolvidos neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Ribeiro Silva, Universidade de Brasília

Faculdade de Educação Física

Jeane Brandão de Sant'anna, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Centro de Ensino Especial 01 de Ceilândia

Educação Precoce

Ludmila Lucena Pereira de Cabral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Faculdade de Educação Física

Jitone Leônidas Soares, Universidade de Brasília

Faculdade de Educação Física

Silvia Emanoella Silva Martins de Souza, Universidade de Brasília

Núcleo de Estudos em Educação e Promoção a Saúde e Projetos Inclusivos - Nesprom

Jônatas de França Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Faculdade de Educação Física

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

SILVA, A. R.; DE SANT’ANNA, J. B.; PEREIRA DE CABRAL, L. L.; SOARES, J. L.; SILVA MARTINS DE SOUZA, S. E.; DE FRANÇA BARROS, J. EDUCAÇÃO PRECOCE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 4, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i4.44215. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/44215. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão