O TRABALHO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: ANÁLISE DO CONTEXTO MICROPOLÍTICO

Autores

  • Jônatas da Costa Brasil de Borba PPGCMH/UFRGS
  • Maicon Felipe Pereira Pontes Rede Municipal de Ensino de Canoas/RS
  • Elisandro Schultz Wittizorecki PPGCMH/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.44181

Palavras-chave:

Ensino Médio Politécnico, Micropolítica escolar, Trabalho Docente.

Resumo

O presente artigo aborda as interfaces entre a implementação do Ensino Médio Politécnico, o trabalho docente dos professores de Educação Física e a micropolítica escolar. A articulação destes fenômenos foi compreendida a partir de uma etnografia realizada de junho de 2014 a março de 2015 em uma escola estadual na cidade de Camaquã/RS que se valeu de um diário de campo, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos como fonte de informações. Os objetivos estabelecidos para este estudo foram: analisar o processo de implementação do Ensino Médio Politécnico, no contexto da escola pública estadual no Rio Grande do Sul, identificar que transformações a implementação do Ensino Médio Politécnico promove no trabalho docente e compreender como implementação de uma reestruturação curricular e o contexto micropolítico se inter-relacionam. Gestada em uma esfera macropolítica a implementação do Ensino Médio Politécnico tem sido tema de análise e discussões, o que nos leva a questionar a influência da macropolítica sobre a micropolítica e consequentemente ao trabalho docente. Compreendemos com este estudo que os princípios que orientaram a proposta de implementação do Ensino Médio Politécnico foram adaptados pelo professorado. Especificamente os professores de Educação Física, que trabalham no contexto estudado, mostraram resistência à proposta de construir um trabalho interdisciplinar, a partir desta reestruturação proposta pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jônatas da Costa Brasil de Borba, PPGCMH/UFRGS

Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS)

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4981937Z6

Maicon Felipe Pereira Pontes, Rede Municipal de Ensino de Canoas/RS

Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS)

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4292133Z2

Elisandro Schultz Wittizorecki, PPGCMH/UFRGS

Doutor em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Professor Adjunto na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771385P6

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

DA COSTA BRASIL DE BORBA, J.; PEREIRA PONTES, M. F.; SCHULTZ WITTIZORECKI, E. O TRABALHO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: ANÁLISE DO CONTEXTO MICROPOLÍTICO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 4, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i4.44181. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/44181. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais