DANÇA E TÉCNICA: UMA APROXIMAÇÃO COM A FENOMENOLOGIA

Autores

  • Danieli Alves Pereira Marques Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
  • Marília Del Ponte de Assis Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP
  • Aguinaldo Cesar Surdi Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
  • África Calvo LLuch Universidad Pablo de Olavide, Sevilla, España
  • Elenor Kunz Universidade Federal de Santa Maria ,Santa Maria, Rio grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.44171

Palavras-chave:

Dança, Técnica, Fenomenologia.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre as relações entre técnica e dança a partir de uma perspectiva filosófica. Recorre especialmente a Merleau-Ponty e a autores que desejam ampliar o conceito de técnica corporal, que, nessa perspectiva, antes de tudo, trata-se de experiência sensível, não reduzindo-se apenas a um padrão técnico. A perspectiva fenomenológica nos aponta para a experiência do movimento que se dá a cada vez, atado à instabilidade do próprio dançar. Uma experiência perceptiva que carrega um estilo, uma maneira particular de “ser-no-mundo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danieli Alves Pereira Marques, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutora e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Área de concentração Teoria e Prática Pedagógica. Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (2011).

Marília Del Ponte de Assis, Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, SP

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP)

Aguinaldo Cesar Surdi, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente desenvolve estudos de pós-doutoramento na UFRN. 

África Calvo LLuch, Universidad Pablo de Olavide, Sevilla, España

Doutora em Educação Física. Decana Facultad de Ciencias del deporte Universidad Pablo de Olavide. Sevilla. España

Elenor Kunz, Universidade Federal de Santa Maria ,Santa Maria, Rio grande do Sul, Brasil

Prof. Dr. colaborador do  Programa de Pós Graduação em Educação Física – CEFD (UFSM)

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

ALVES PEREIRA MARQUES, D.; DEL PONTE DE ASSIS, M.; SURDI, A. C.; CALVO LLUCH, África; KUNZ, E. DANÇA E TÉCNICA: UMA APROXIMAÇÃO COM A FENOMENOLOGIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 4, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i4.44171. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/44171. Acesso em: 11 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios