CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.43885Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação Física, Ensino, Formação Profissional, Metodologia.Resumo
O estudo tem como objetivo analisar as contribuições da dança na formação inicial de professores de Educação Física que fazem parte do projeto “Corpo de Dança da UFPI”. A pesquisa qualitativa caracteriza-se como analítica descritiva. A coleta dados foi realizada por meio de um questionário misto aplicado junto à amostra constituída por 14 acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPI que participam do Projeto “Corpo de Dança da UFPI”. Os resultados da pesquisa mostraram que os acadêmicos investigados perceberam que a dança contribuiu de maneira satisfatória na vida profissional, e ainda os possibilitaram vivenciar inúmeras experiências que foram além da Dança. Conclui-se, portanto, que a participação no Corpo de Dança da UFPI proporciona aos alunos de Educação Física uma melhor capacidade de solucionar problemas e construir suas próprias estratégias de ensino. Uma vez que o mesmo pode gerar campo de trabalho, um maior conhecimento por parte dos estudantes sobre como se configura o trabalho do docente de educação física com a dança.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).