A MOTIVAÇÃO PARA AS PRIMEIRAS PERIPÉCIAS NA GINÁSTICA ARTÍSTICA: A PERSPECTIVA DE PRATICANTES INICIANTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.43614Palavras-chave:
Ginástica Artística, Motivação, Pedagogia do EsporteResumo
O objetivo do presente estudo foi identificar os fatores que motivaram as crianças a iniciar a prática de GA. Entrevistamos ginastas iniciantes de ambos os sexos, com idades entre 7 e 10 anos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e, para o seu tratamento, recorremos à técnica de “Análise de Conteúdo”. Os resultados revelaram que, tanto motivos intrínsecos quanto extrínsecos atraíram os ginastas iniciantes para a modalidade. Contudo, observamos que os fatores extrínsecos exercem maior impacto, principalmente, devido à influência social da família e dos treinadores. Acreditamos que os resultados podem indicar caminhos para a atuação dos treinadores nesse estágio da formação esportiva e assim potencializar a adesão dos praticantes à Ginástica Artística.
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