OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Edison Marcos Barreto Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - campus Campos Centro
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.43364

Palavras-chave:

Comunicação Interdisciplinar, Obesidade, Adolescente, Educação Física e Treinamento.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar se docentes de um instituto federal atuam na perspectiva do trabalho interdisciplinar, contribuindo para a promoção da saúde e prevenção da obesidade de escolares. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com onze docentes, em novembro de 2015, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados apontam para a importância da interdisciplinaridade no contexto do trabalho docente como fator de promoção e prevenção da obesidade. A escola é um ambiente de discussão, e não se pode achar que uma disciplina ou um docente trabalhando isoladamente pode contribuir para o processo de prevenção da obesidade.

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Biografia do Autor

Edison Marcos Barreto Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - campus Campos Centro

Graduado em Educação Física, Mestre em Enfermagem; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense

Enfermeira; Doutora em Enfermagem; Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense- UFF

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

BARRETO FILHO, E. M.; CAVALCANTI VALENTE, G. S. OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 4, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i4.43364. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43364. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais