SENTIDOS DO USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO SOB A ÓTICA DE DIRETORES DE ESCOLAS TÉCNICAS DE DANÇA DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.42980Palavras-chave:
Dança, Técnica do balé, Análise do discurso, Formação profissional.Resumo
O presente estudo objetiva verificar os sentidos da utilização da técnica do balé clássico no atual mercado de trabalho da dança profissional contemporânea carioca sob a ótica de diretores de escolas técnicas de dança da cidade do Rio de Janeiro. Os dados coletados, de entrevistas semiestruturadas, com quatro diretores, foram interpretados a partir do método de Análise do Discurso proposto por Eni Orlandi. Verificou-se que os diretores mantém os preceitos fundantes da técnica na formação de seus bailarinos, mas a colocam em um novo lugar que dialoga com outras técnicas e métodos do universo da dança cênica contemporânea.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).