NÍVEL DE (IN)SATISFAÇÃO CORPORAL DE MULHERES PRATICANTES DE TREINAMENTO EM CIRCUITO

Autores

  • Gabriella Nelli Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Schelyne Ribas da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tatiane Mazzardo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Nayanne Dias Araújo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Layla Maria Campos Aburachid Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i1.42612

Palavras-chave:

Imagem Corporal, Mulheres, Atividade Física.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar o nível de (in)satisfação corporal e o percentual de gordura de mulheres praticantes do treinamento em circuito. A amostra constituiu-se por 110 mulheres com faixa etária entre 12 e 60 anos. Utilizou-se a silhuetas Stunkard para a identificação das silhuetas atual e desejada e a bioimpedância On- Rom 2006 para análise do percentual de gordura. Verificou-se que as mulheres desejam silhuetas menos volumosas e que, em todos os agrupamentos por idade, a maioria das mulheres se encontrava em sobrepeso e insatisfeitas com sua imagem corporal. Verificou-se também, associação entre o percentual de gordura e a (in)satisfação corporal (p=0,025) e que, mesmo as mulheres consideradas eutróficas desejam silhuetas menores que a atual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriella Nelli Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada pela Universidade Federal de Mato Grosso e Bacharel pela Universidade de Cuiabá.. Mestranda em Atividade Física e Saúde, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).   Membro do Grupo de Estudos em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE).

Schelyne Ribas da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009).Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências do Esporte ? PPGCE -Área de Concentração "Treinamento Esportivo".Membro pesquisador no Centro de Estudos em Cognição e Ação do Centro de Excelência Esportiva da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Atua na Área do Desenvolvimento Motor, Psicologia do Esporte e Métodos de Ensino-Aprendizagem-Treinamento Técnico e Tático dos Jogos Esportivos Coletivos,Capacidades Coordenativas e Avaliação de processos cognitivos relacionados ao esporte. Membro do Grupo de Estudos em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE).

Tatiane Mazzardo, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Educação Fisica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo de Estudos em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE).

Nayanne Dias Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada no curso de Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestranda em Atividade Física e Saúde, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência em esporte adaptado, trabalhando como monitora do Programa Segundo Tempo - Esporte Adaptado (2012 - 2014). Atualmente tem se dedicado aos estudos em métodos de ensino nos esportes. Professora da Rede Municipal de Cuiabá. Membro do Grupo de Estudos em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE).

Layla Maria Campos Aburachid, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada e Bacharel pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Treinamento Esportivo pela mesma instituição. Mestrado e Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área com ênfase nos seguintes temas: Métodos de Ensino-Aprendizagem-Treinamento Técnico e Tático dos Jogos Esportivos Coletivos e Esportes Individuais, Iniciação Esportiva, Esportes de Raquete, Educação Física Escolar, Avaliação de processos cognitivos relacionados ao esporte e Validação de testes psicométricos. Professora adjunto I e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFMT. Membro do Núcleo de Ciências do Esporte da Confederação Brasileira de Badminton. Líder do Grupo de Estudos em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE).

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

MONTEIRO, G. N.; DA SILVA, S. R.; MAZZARDO, T.; ARAÚJO, N. D.; ABURACHID, L. M. C. NÍVEL DE (IN)SATISFAÇÃO CORPORAL DE MULHERES PRATICANTES DE TREINAMENTO EM CIRCUITO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i1.42612. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42612. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais