INSTABILIDADE JURÍDICA E OUTRAS DETERMINAÇÕES: O CNE E A PROPOSTA DE NOVAS DCNS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Roberto Pereira Furtado FEFD-UFG
  • Paulo Roberto Veloso Ventura ESEFFEGO-UEG; PUC-GO
  • Rodrigo Roncato Marques Anes ESEFFEGO-UEG
  • Reigler Siqueira Pedroza ESEFFEGO-UEG
  • Isaías Moreira Ferraz Júnior PUC-GO

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.42267

Palavras-chave:

Currículo, Educação física, Legislação

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar a polêmica interpretativa sobre a abrangência do campo de atuação profissional de Licenciados em Educação Física, o posicionamento estabelecido por um grupo de pesquisadores, egressos e instituições do Estado de Goiás e o movimento político protagonizado a partir deste posicionamento, ampliando a análise da conjuntura em que o CNE apresentou Minuta de nova Resolução de Diretrizes Curriculares Nacionais para Graduação em Educação Física. Realizamos análise dos documentos que compõem o ordenamento legal desta questão. Concluímos que foi consolidado um cenário de grande instabilidade jurídica que deve ser compreendido como uma determinação fundamental da iniciativa do Conselho Nacional de Educação em reabrir a discussão com o campo.

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Biografia do Autor

Roberto Pereira Furtado, FEFD-UFG

Doutor em Educação - UFG

Paulo Roberto Veloso Ventura, ESEFFEGO-UEG; PUC-GO

Doutor em Educação - UFG

Rodrigo Roncato Marques Anes, ESEFFEGO-UEG

Mestre em Educação - UFG

Reigler Siqueira Pedroza, ESEFFEGO-UEG

Mestre em Antropologia Social - UFG

Isaías Moreira Ferraz Júnior, PUC-GO

Especialista em Treinamento Desportivo e em Docência Universitária

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Publicado

2016-12-28

Como Citar

FURTADO, R. P.; VELOSO VENTURA, P. R.; MARQUES ANES, R. R.; PEDROZA, R. S.; FERRAZ JÚNIOR, I. M. INSTABILIDADE JURÍDICA E OUTRAS DETERMINAÇÕES: O CNE E A PROPOSTA DE NOVAS DCNS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.42267. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42267. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diretrizes Curriculares