CONFLITOS E TENSÕES NAS DIRETRIZES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO FISICA: O CAMPO PROFISSIONAL COMO UM ESPAÇO DE LUTAS E DISPUTAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.42263Palavras-chave:
Educação Física, Currículo, Prática Profissional, Organizações de Normalização ProfissionalResumo
Este trabalho teve como objetivos identificar e analisar nas políticas públicas e nas manifestações sobre as DCNs/EF as tensões e os conflitos presentes na Profissionalização da Educação Física, tendo como foco o professor. Optou-se pelo estudo decritivo-interpretativo e na técnica da videogravação proveniente da rede online do canal You Tube a fonte de dados com a seleção de 9 informantes. Os dados foram analisados na perspectiva de quatro grupos com os seguintes resultados: reformadores - ênfase no ato educativo, na formação em curso único e na desregulamentação do trabalho; defensores – apontam para a pertinência do bacharelado e da licenciatura e do mercado livre; debatedores – no diagnóstico de se ir além da disputa entre licenciatura e bacharelado; mediador – é preciso respeitar a trajetória da EF. Concluiu-se que perpasssa a discussão das diretrizes a proposição de campo profissional, trazendo a tona o embate de diferentes grupos, mas também de interesses corporativos, assim como de processos de profissionalização em disputa. Neste processo, a questão do livre mercado de trabalho une antagonistas históricos, ignorando-se, muitas vezes, que a formação de professores tem uma especificidade própria.Downloads
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