ANÁLISE DA MINUTA DE PROJETO DE RESOLUÇÃO DE DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A QUESTÃO DA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Anegleyce Teodoro Rodrigues Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação Física e Dança.
  • Adriane Corrêa da Silva Universidade Federal do Acre.
  • Fabiano Bossle Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • José Angelo Gariglio Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Wilson Alviano Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.42160

Palavras-chave:

Formação de professores de Educação Física, Diretrizes Curriculares, Educação Básica, Educação Física Escolar.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a proposta de unificação da formação de professores de Educação Física. A problematização questionou se a proposta do Conselho Nacional de Educação (CNE), de Minuta de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação em Educação Física, Licenciatura, de 2015, qualifica a formação para o magistério na Educação Básica. O método de investigação utilizado foi a análise de documentos, que comparou a Minuta com as DCN de Formação de Professores e com as DCN para os cursos de Graduação em Educação Física. Conclui-se que há divergências e contradições de finalidades e princípios entre os documentos quanto à integralidade, terminalidade e identidade própria no campo da formação de professores de Educação Física para a Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anegleyce Teodoro Rodrigues, Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação Física e Dança.

Doutora em Educação.

Professora da Universidade Federal de Goiás. 

Rua 252, n. 516, qd.33, apto. 1702, Setor Leste Universitário. Goiânia. Goiás CEP: 74603-240

Fone: 62 81663291 62 3521-1141

e-mail: teodoro.fef@gmail.com

Professora da FEFD/UFG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do CEPAE/UFG. Líder do Grupo de Pesquisa Práksis - Educação Física, Teoria Social e Educação. Atua e pesquisa na área de formação de professores, estágio supervisionado, currículo, metodologias de ensino de Educação Física, Educação Básica.

 

Adriane Corrêa da Silva, Universidade Federal do Acre.

Professora Mestra da UFAC. Centro de Ciência da saúde e do Desporto CCSD. Área de Prática de Ensino de Educação Física na Educação Básica. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e pesquisa da Cultura do Corpo, Educação Física, Saúde e Lazer.

 

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano atuando na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS.

José Angelo Gariglio, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. É lider do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (ProEFE) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. É Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br) Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores, Estudos Culturais e Multiculturalismo.

Wilson Alviano Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e professor  da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua principalmente nos seguintes temas: educação física, currículo, cultura corporal, formação de professores e educação.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

RODRIGUES, A. T.; DA SILVA, A. C.; BOSSLE, F.; GARIGLIO, J. A.; NEIRA, M. G.; JÚNIOR, W. A. ANÁLISE DA MINUTA DE PROJETO DE RESOLUÇÃO DE DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A QUESTÃO DA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.42160. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42160. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diretrizes Curriculares