MODELO HIERÁRQUICO DE VULNERABILIDADE NO ESPORTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.41209Palavras-chave:
Vulnerabilidade, Esporte, Psicologia do EsporteResumo
O objetivo foi desenvolver um modelo hierárquico de vulnerabilidade para o esporte. Foram realizadas entrevistas In-depth com 21 participantes do esporte de alto rendimento (13 mulheres). Foi aplicada a análise de conteúdo com a categorização e hierarquização das temáticas. Resultados: A categorização gerou 1 metaclasse (Formação Educacional); os resultados foram organizados em 5 classes: Instituição e Políticas, Comunicação e Marketing, Desenvolvimento Esportivo, Aspectos Psicossociai e Desempenho Esportivo, que totalizaram 25 categorias; uma categoria foi denominada de transcategoria (Assédio). Depreende-se que a vulnerabilidade está mais presente no ambiente esportivo do que a literatura tem relatado e por meio do modelo podemos identificar as formas de manifestação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).