AS FONTES DE CONHECIMENTO DE TREINADORES DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

Autores

  • Thais Emanuelli da Silva de Barros Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-1905-6445
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de SantaCatarina
  • Vinícius Zeilmann Brasil Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jeferson Rodrigues de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Filipy Kuhn Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Andrize Ramires Costa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i3.41179

Palavras-chave:

Ginástica, Educação Física e Treinamento, Esportes, Prática Profissional.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as fontes de conhecimento de treinadores de Ginástica Artística (GA) que atuam no Estado de Santa Catarina. Os dados foram obtidos por meio de entrevista, com 8 treinadores experientes, e analisados por meio de procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados indicaram a valorização de diferentes fontes de conhecimento com destaque para as experiências como atleta, o compartilhamento de informações e observação de outros treinadores. Conclui-se que os treinadores de GA buscam diferentes tipos de conhecimentos em situações distintas, indicando deste modo, o caráter complexo e dinâmico do processo de aprendizagem destes treinadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Emanuelli da Silva de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina

Valmor Ramos, Universidade do Estado de SantaCatarina

Professor adjunto do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte – CEFID/UDESC. Doutor em Educação Física na área da pedagogia do esporte e da educação física.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706963H8

Vinícius Zeilmann Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de pós-graduação em Educação Física – CDS/UFSC

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207716H9

Jeferson Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de pós-graduação em Educação Física – CDS/UFSC

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4351882E6

Filipy Kuhn, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando do Programa de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano – CEFID/UDESC

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4826364Z0

Andrize Ramires Costa, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238553E6

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

DE BARROS, T. E. da S.; RAMOS, V.; BRASIL, V. Z.; DE SOUZA, J. R.; KUHN, F.; COSTA, A. R. AS FONTES DE CONHECIMENTO DE TREINADORES DE GINÁSTICA ARTÍSTICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i3.41179. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41179. Acesso em: 28 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais