IMPACTO DE 12 SEMANAS DE PRÁTICA DE PILATES SOLO NA FORÇA DE PREENSÃO MANUAL, RESISTÊNCIA ABDOMINAL E NA FLEXIBILIDADE AVALIADA POR FOTOGRAMETRIA EM MULHERES SAUDÁVEIS

Autores

  • Jean Carlos Loura Santos Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Luiz Vancini Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo
  • Karine Jacon Sarro Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas http://orcid.org/0000-0002-9449-0228

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.40616

Palavras-chave:

Fotogrametria, Amplitude de movimento articular, Força muscular

Resumo

Este estudo avaliou o efeito do Pilates solo na força e flexibilidade de mulheres saudáveis. O grupo controle (GC; n=11) manteve a prática de atividade física habitual; o grupo Pilates (GP; n=11) praticou Pilates solo (60 minutos, duas vezes semanais) por 12 semanas. Foram avaliadas: a flexibilidade por fotogrametria, a força de preensão manual pelo dinamômetro e a resistência abdominal pelo número de repetições do exercício abdominal realizado em um minuto. No GP houve aumento significativo da resistência abdominal (12,5%) e na força de preensão esquerda (33%); no GC houve aumento da força de preensão direita (38,5%). Não foram observadas diferenças na flexibilidade. Doze semanas de Pilates solo foram suficientes para melhorar a aptidão muscular de mulheres saudáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

CARLOS LOURA SANTOS, J.; LUIZ VANCINI, R.; JACON SARRO, K. IMPACTO DE 12 SEMANAS DE PRÁTICA DE PILATES SOLO NA FORÇA DE PREENSÃO MANUAL, RESISTÊNCIA ABDOMINAL E NA FLEXIBILIDADE AVALIADA POR FOTOGRAMETRIA EM MULHERES SAUDÁVEIS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i2.40616. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40616. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais