ANÁLISE DA IMAGEM CORPORAL DE PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS EM UM CENTRO DE PRÁTICAS CORPORAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.40432Palavras-chave:
Imagem corporal. Atividades físicas. Adulto.Resumo
A busca pelo corpo ideal está atrelada à insatisfação com o corpo atual, e tem gerado problemas irreversíveis na sociedade. O objetivo deste estudo é analisar a imagem corporal (IC) de praticantes de atividades físicas em um centro de práticas corporais. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e correlacional que utilizou da escala de nove silhuetas de Stunkard et al (1983) para a mensuração da IC. Observou-se que mais de 70% da amostra está insatisfeita com o seu corpo atual, no qual, a maioria (47,69%) esta insatisfeita por excesso de peso. Na análise por sexo, mulheres demonstraram maior insatisfação em relação aos homens (p<0,05). Trata-se de uma amostra jovem, no qual a maioria tem o desejo de reduzir a silhueta procurando se aproximar do modelo de corpo ideal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).