“ESTAR ENTRE”: MEDIAÇÃO CULTURAL E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS

Autores

  • Paulo Cezar Nunes Junior Universidade de Coimbra | Universidade Federal de Itajubá.
  • Janir Coutinho Batista Universidade Estadual de Campinas.
  • Gabriela Belleze Universidade Federal de Itajubá.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.40279

Palavras-chave:

Cultura, Arte, Extensão Universitária, Atividades Culturais, Mediação Cultural.

Resumo

O artigo tem por foco central a discussão do conceito de mediação cultural a partir das experiências advindas com a realização do projeto de extensão universitária intitulado FICA – Festival Integrado de Cultura e Arte. Realizado desde 2011 e com oferta de programação na área de música, dança teatro, artes visuais, performances e oficinas de formação, tal projeto tem por objetivo promover estratégias de democratização cultural e mobilização social, e abrange atualmente nove cidades sul-mineiras. A partir das iniciativas realizadas pela Coordenação de Mediação Cultural dentro das últimas três edições do festival, observou-se maior engajamento por parte da equipe de trabalho envolvida e público participante, corroborando para apropriações mais significativas da atividades desenvolvidas no festival, sobretudo no que diz respeito ao caráter relacional existente entre intermediadores culturais, públicos expectadores e artistas participantes. Em paralelo a este debate, a artigo resgata ainda a forma pela qual o conceito da mediação cultural vem sendo tratado pelos pesquisadores da área, e estabelece diálogos com as teorias de Gilles Deleuze, Félix Guatari, Walter Benjamin e Gilbert Simondon.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cezar Nunes Junior, Universidade de Coimbra | Universidade Federal de Itajubá.

 

Doutorando em Sociologia – Universidade de Coimbra. Docente – Universidade Federal de Itajubá. Link para acessar o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1203485209734932

 

Janir Coutinho Batista, Universidade Estadual de Campinas.

Mestre em Saúde Coletiva e bacharel em Ciências Sociais - Universidade Estadual de Campinas.

[3]

http://lattes.cnpq.br/9890878482285141\

 

Gabriela Belleze, Universidade Federal de Itajubá.

Mestranda em Desenvolvimento e Tecnologia Sociais - Universidade Federal de Itajubá.

Link para acessar o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2660812567661507

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

NUNES JUNIOR, P. C.; BATISTA, J. C.; BELLEZE, G. “ESTAR ENTRE”: MEDIAÇÃO CULTURAL E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM UM FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.40279. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40279. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais