MOVIMENTAÇÃO BÁSICA NA CAPOEIRA: UMA ANÁLISE DA NOMENCLATURA ENTRE DIFERENTES GRUPOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.40171Palavras-chave:
Capoeira, Movimentos básicos, Nomenclatura.Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a nomenclatura dos movimentos básicos da Capoeira entre diferentes grupos. A movimentação adotada na descrição da nomenclatura foi a partir da Aula Básica Programada de Capoeira (ABPC). A ABPC é caracterizada pela Ginga, movimentos de ataque, defesa e deslocamentos. Foi realizada Uma consulta à nomenclatura de cinco grupos de Capoeira (G1: IUNA, G2: ABADÁ, G3: BRASIL, G4: BERIBAZU, G5: CENTRO IDEÁRIO). Um referencial visual padronizado de 23 movimentos foi empregado. Os cinco grupos analisados apresentaram nome semelhante para dez dos movimentos consultados (43,5%). Com relação à classificação atribuída aos movimentos, verificou-se uma parcial concordância entre G1, G2, G3 e G4, enquanto que o G5 diferenciou-se dos demais grupos na classificação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).