FONTE DE INFORMAÇÃO SOBRE OS BENEFICIOS DA ATIVIDADE FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA EFETIVA EM ADOLESCENTES DA ZONA RURAL

Autores

  • Marcelo Cozzensa da Silva Universidade Federal de Pelotas.
  • Rui Carlos Gomes Dorneles Universidade Federal de Pelotas.
  • Eduardo Lucia Caputo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.40144

Palavras-chave:

Informação. Atividade física. Adolescente. Zona Rural.

Resumo

O objetivo estudo foi verificar quais as fontes de informação utilizadas por estudantes do Ensino Médio da zona rural sobre os benefícios da prática de atividade física (AF) e sua relação com a prática efetiva. Foi realizado um estudo transversal de base escolar com 510 adolescentes onde se avaliou aspetos demográficos, socioeconômicos, comportamentais, nutricionais, de saúde, e as fontes de informação sobre os benefícios da atividade física para saúde. Médico, parente/amigo e meios de comunicação demonstraram-se associadas a prática de AF. É importante que sejam realizadas intervenções com os alunos, assim como no ambiente familiar, devido a maior relação entre fonte de informação e a prática efetiva de atividades físicas se estabelecer nesses domínios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Cozzensa da Silva, Universidade Federal de Pelotas.

Doutor em Epidemiologia, professor na Escola Superior de Educação Física da UFPel.

Rui Carlos Gomes Dorneles, Universidade Federal de Pelotas.

Graduação em Licenciatura em Educação Física.

Mestrando em Educação Física pela UFPel.

Eduardo Lucia Caputo, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação Física - UFPel

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

DA SILVA, M. C.; DORNELES, R. C. G.; CAPUTO, E. L. FONTE DE INFORMAÇÃO SOBRE OS BENEFICIOS DA ATIVIDADE FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA EFETIVA EM ADOLESCENTES DA ZONA RURAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 4, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i4.40144. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40144. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais