SOBRE LAZER E POSSIBILIDADES FORMATIVAS EM ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Autores

  • Kleber Tuxen Carneiro UFLA - Universidade Federal de Lavras
  • Maurício Bronzatto Consultor Pedagógico e Palestrante da Editora FTD
  • Eliasaf Rodrigues Assis UniAnchieta – Centro Universitário Padre Anchieta
  • Laiane Bronel Correa Secretaria da Educação do estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.39672

Palavras-chave:

Lazer, Adolescência, Socioeducativo, Formação.

Resumo

Este trabalho, de teor qualitativo, procurou conhecer a concepção de lazer de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e a refletir sobre os benefícios formativos potencialmente presentes em suas práticas de lazer. A investigação contou com a participação de dez adolescentes da Unidade de Internação de Cáceres - MT. De acordo com os dados, para que o lazer seja um mecanismo de transformação cultural, é fundamental conhecer seus diferentes conteúdos e vivenciar suas inúmeras formas de expressão. Observou-se uma restrita oferta de experiência de formação para e pelo lazer. Concluiu-se que é possível pensar em possibilidades formativas por meio do lazer e em ações que visem expandir o restrito repertório desfrutado pelos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Tuxen Carneiro, UFLA - Universidade Federal de Lavras

Graduado em Educação Física e Pedagogia, com especialização em Pedagogia do Movimento, Mestrado em Educação Escolar pela FCLAr/Unesp e Doutorado na mesma área e instituição. Atualmente é Professor adjunto na UFLA (Universidade Federal de Lavras). Participa como pesquisador junto ao Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte - LEAPE.

http://lattes.cnpq.br/7710578170809604

Maurício Bronzatto, Consultor Pedagógico e Palestrante da Editora FTD

Possui graduação em Letras e Pedagogia e Doutorado em Educação Escolar pela UNESP. Professor universitário desde 2011 com atuação em cursos de Pedagogia, Psicopedagogia, Administração e Direito. Principais disciplinas desenvolvidas no ensino superior: Leitura e Produção de Texto, Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento Infantil e Teorias da Aprendizagem.

http://lattes.cnpq.br/0259383437994352

Eliasaf Rodrigues Assis, UniAnchieta – Centro Universitário Padre Anchieta

Graduado em Ciências Sociais, é Mestre e Doutor em Educação Escolar pela FCLAR - UNESP - Araraquara. Na tese de doutorado, pesquisou a participação de mulheres docentes em movimentos sociais por moradia. É professor de Sociologia, Filosofia e Antropologia em Cursos de Pedagogia, Licenciaturas e Administração. . Atua também como professor em cursos de pós-graduação (MBAs) onde leciona Sociologia, Filosofia (aplicadas) e Metodologia da Pesquisa - tanto presencialmente como através de plataformas de EAD.

http://lattes.cnpq.br/7055113277546733

Laiane Bronel Correa, Secretaria da Educação do estado de Mato Grosso

Licenciada em Educação Física, pela Universidade do Estado de Mato Grosso e Especialista em Educação Física Escolar.

http://lattes.cnpq.br/3613199360637380

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

CARNEIRO, K. T.; BRONZATTO, M.; ASSIS, E. R.; CORREA, L. B. SOBRE LAZER E POSSIBILIDADES FORMATIVAS EM ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.39672. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39672. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais