O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AVANÇOS METODOLOGICOS DOS ASPECTOS ESTRATÉGICO-TÁTICO-TÉCNICOS

Autores

  • Larissa Rafaela Galatti FCA/UNICAMP
  • Otávio Baggiotto Bettega FEF/UNICAMP
  • Roberto Rodrigues Paes FEF/UNICAMP
  • Riller Silva Reverdito UNEMAT; FEF/UNICAMP
  • Antonio Montero Seoane Universidade da Coruña
  • Alcides José Scaglia FCA/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i3.39593

Palavras-chave:

Ensino, Metodologia, Educação Física.

Resumo

O estudo tem por objetivo fortalecer conceitos relacionados ao ensino estratégico-tático-técnico dos Jogos Esportivos Coletivos (JEC) e sinalizar propostas de diferentes contextos culturais, a fim de estabelecer os avanços nos processos de organização e sistematização do seu ensino.  A metodologia caracteriza-se como um estudo bibliográfico de caráter descritivo-reflexivo. As novas tendências em pedagogia do esporte sinalizam que os métodos de iniciação esportiva devem proporcionar o novo e o desafiador, centrando o ensino no aluno e desencadeando o processo educacional a partir do escopo ontológico do jogo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Rafaela Galatti, FCA/UNICAMP

Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP (LEPE/FCA/UNICAMP)

 

Otávio Baggiotto Bettega, FEF/UNICAMP

Doutorando em Educação Física na FEF/UNICAMP

Roberto Rodrigues Paes, FEF/UNICAMP

Prof. Livre Docente da FEF/UNICAMP

Riller Silva Reverdito, UNEMAT; FEF/UNICAMP

Docente UNEMAT

Antonio Montero Seoane, Universidade da Coruña

Docente UDC

Alcides José Scaglia, FCA/UNICAMP

FCA/UNICAMP

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

GALATTI, L. R.; BETTEGA, O. B.; PAES, R. R.; REVERDITO, R. S.; SEOANE, A. M.; SCAGLIA, A. J. O ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: AVANÇOS METODOLOGICOS DOS ASPECTOS ESTRATÉGICO-TÁTICO-TÉCNICOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i3.39593. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39593. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios