A PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO EXPLORÁTORIO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.39400Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica em pesquisa-ação na área da Educação Física escolar a partir das dissertações e teses encontrados no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de teses da CAPES, de 1992 a setembro de 2015. A pesquisa evidenciou a baixa produção científica em programas de pós-graduação que contemplem a pesquisa-ação como método de pesquisa da prática pedagógica do próprio pesquisador que a realizou ou de uma proposta de intervenção pelo pesquisador, tendo como resultado apenas 17 trabalhos. Outro dado relevante é a concentração das pesquisas no Ensino Fundamental, indicando a necessidade de mais pesquisas-ação principalmente no Ensino Médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).