A PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO EXPLORÁTORIO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Larissa Beraldo Kawashima PPGE - IE - UFMT IFMT - São Vicente
  • Evando Carlos Moreira FEF - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.39400

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica em pesquisa-ação na área da Educação Física escolar a partir das dissertações e teses encontrados no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de teses da CAPES, de 1992 a setembro de 2015. A pesquisa evidenciou a baixa produção científica em programas de pós-graduação que contemplem a pesquisa-ação como método de pesquisa da prática pedagógica do próprio pesquisador que a realizou ou de uma proposta de intervenção pelo pesquisador, tendo como resultado apenas 17 trabalhos. Outro dado relevante é a concentração das pesquisas no Ensino Fundamental, indicando a necessidade de mais pesquisas-ação principalmente no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Beraldo Kawashima, PPGE - IE - UFMT IFMT - São Vicente

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2002), Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2004), Especialização em Educação Física Escolar pela CEUCLAR (2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - campus São Vicente e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação - UFMT.

Evando Carlos Moreira, FEF - UFMT

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1998), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação Física. É Professor do Programa de Mestrado em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação do Instituto de Educação, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso. É líder do GEEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso, MT. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Educação Física Escolar. Atualmente dedica-se aos estudos das práticas pedagógicas, das metodologias de ensino para Educação Física Escolar e história e memória da Educação Física e do Esporte.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

KAWASHIMA, L. B.; MOREIRA, E. C. A PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO EXPLORÁTORIO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 3, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i3.39400. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39400. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos de Revisão