O FUTEBOL / FUTSAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DAS CIDADES DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • João Paulo Melleiro Malagutti Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Edson Hirata Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão
  • Fernando Augusto Starepravo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.39154

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Esporte, Futebol, Futsal

Resumo

O futebol é considerado uma paixão nacional, sendo um dos objetos sociais mais complexos de análise. Desde sua chegada ao país, o futebol foi traçado cuidadosamente até se consolidar como uma identidade nacional, tornando-se o “país do futebol”. A partir desse pressuposto originou-se o objetivo deste artigo, identificar a presença de ações e projetos públicos de futebol/futsal oferecidos pelas estruturas administrativas responsáveis pelo esporte nos municípios e enunciar possíveis explicações para os números encontrados. Como resultados encontramos uma superioridade do número de projetos esportivos do futebol/futsal frente a outras modalidades, justificado pela procura dos cidadãos por projetos relacionados com o futebol, mediante a uma cultura da prática do futebol já imposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Melleiro Malagutti, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Atualmente é professor assistente do curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Edson Hirata, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão.

Fernando Augusto Starepravo, Universidade Estadual de Maringá

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

MELLEIRO MALAGUTTI, J. P.; HIRATA, E.; STAREPRAVO, F. A. O FUTEBOL / FUTSAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DAS CIDADES DO ESTADO DO PARANÁ. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.39154. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39154. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais