JOGOS ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ILHÉUS-BAHIA

Autores

  • Aloísio Paulo Silva Júnior Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Laécio Silva Dantas Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Ana Gabriela Medeiros Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Departamento de Educação - Campus XII
  • Cristiano Sant'anna Bahia Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.38849

Palavras-chave:

Jogos escolares. Esporte educacional. Educação Física Escolar.

Resumo

Busca-se com o presente artigo caracterizar e analisar os Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia (JERP), da etapa regional da Diretoria de Educação de Ilhéus-Bahia, a partir de uma pesquisa documental com os relatórios dos JERP, especificamente nos anos de 2008 e 2014. Os dados coletados apontam que houve um aumento de 77% do número de escolas participantes, aumentando consequentemente os professores e alunos envolvidos. Verificou-se a relevância desses jogos para a comunidade escolar, visto que estes têm buscado criar condições que oportunizem a participação de crianças e jovens no aprendizado do esporte educacional. Ressalta-se, contudo, que à medida que os jogos evoluíram, sobretudo, em quantitativo, os mesmos retrocederam no que diz respeito à participação de professores graduados em Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aloísio Paulo Silva Júnior, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui graduação em Educação Física - IUNI Educacional Unime Itabuna (2009) e graduação em Educação Física pela Faculdade do Sul da Bahia (2008). Pós graduado em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família: Habilitação Sanitarista pela Faculdade Madre Thais (2010); Pós Graduando em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC (2013).

Laécio Silva Dantas, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui graduação em licenciatura em Educação Física pela Academia de Educaçao Montenegro (2005). Atualmente é professor do Governo do Estado da Bahia e professor da Secretaria Municipal de Educação de Itajú do Colônia.

Ana Gabriela Medeiros, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Departamento de Educação - Campus XII

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA). Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar e Esporte (GPEFE/UESC). Pós-graduada em Gestão Esportiva. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Centro Universitário Claretiano - polo: Vitória da Conquista. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus XII).

Cristiano Sant'anna Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutorando pela Universidade Federal de Santa Catarina, graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física Montenegro (1996), graduação em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2002) e mestrado em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009). Atualmente atua como professor assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz e coordenador da Especialização em Educação Física e Esporte. Líder do Grupo de Pesquisa de Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar e Esporte. Desenvolve pesquisa na área da Educação Física Escolar, Esporte e Formação Profissional.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. P.; DANTAS, L. S.; MEDEIROS, A. G.; BAHIA, C. S. JOGOS ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ILHÉUS-BAHIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 3, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i3.38849. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38849. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais