PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE: ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC-CEFID
  • Filipy Kuhn Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC-CEFID
  • William das Neves Salles Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina/Centro de Educação Física e Desportos
  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.38813

Palavras-chave:

Autoeficácia, Educação Física, Universitários.

Resumo

Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de autoeficácia de estudantes universitários de Educação Física. Para tanto, foi utilizado um questionário de fontes de autoeficácia e uma escala de autoeficácia docente, ambos aplicados a um grupo de 78 estudantes universitários de bacharelado e licenciatura em Educação Física. Os dados obtidos foram tabulados e analisados por meio de recursos estatísticos descritivos e inferenciais, com auxílio do programa SPSS Statistics 21.0. Os valores de autoeficácia geral dos estudantes ficaram acima do ponto médio de classificação estabelecido pelas escalas. A teoria social cognitiva mostrou-se útil para explicar as diversas experiências de aprendizagem dos estudantes investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC-CEFID

É professor adjunto no Centro de Ciências da Saude e do Esporte da  Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua  na área do ensino da  Educação Física e esportes, principalmente na Pedagogia e Didática.  Possui Graduação em Educação Física (1991) e Especialização em Educação  Física - Esporte Escolar (1994) pela Universidade do Estado de Santa  Catarina. Mestrado em Educação Fisica - Desporto para Crianças e Jovens  na Universidade do Porto (1999) e  Doutorado em Educação Fisica -  Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009) com tema voltado a  pedagogia do esporte.

http://lattes.cnpq.br/5224924080488783

Filipy Kuhn, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC-CEFID

Formado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC/CEFID,2014. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano na mesma UnIversidade. É participante do laboratório de pedagogia do esporte e da Educação Física, LAPEF.

http://lattes.cnpq.br/5481032438947691

William das Neves Salles, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS

É bacharel e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e, atualmente, mestre e doutorando em Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física no PPGEF/UFSC. Participa do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE/LAPE-CDS-UFSC) desde 2008 e investiga, especialmente, temáticas relacionadas à formação e ao desenvolvimento profissional em Educação Física, bem como ao processo de formação esportiva.

http://lattes.cnpq.br/7808645575639601

Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina/Centro de Educação Física e Desportos

Licenciado Pleno em Educação Física e Especialista em Atividade Física Direcionada à Promoção da Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre e Doutor em Educação Física - Área Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física (2008) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina atuando no Departamento de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação Física.

http://lattes.cnpq.br/9513144319502175

Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS

Graduado em Educação Física no ano de 2009 pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID, da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Mestre e Doutorando em Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física no PPGEF/UFSC. Pesquisador do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física-LAPEF/CEFID. E membro técnico da Associação Catarinense de Especialistas em Surfe e Escolas de Surfe-ACES.

http://lattes.cnpq.br/7488411738269363

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Centro de Desportos - CDS

Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998) reconhecido pela UFRGS (2003). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da UFSC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação inicial, voleibol, desenvolvimento profissional e currículos e programas.Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1982), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998) reconhecido pela UFRGS (2003). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da UFSC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, formação inicial, voleibol, desenvolvimento profissional e currículos e programas.

http://lattes.cnpq.br/0876604605174484

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

RAMOS, V.; KUHN, F.; DAS NEVES SALLES, W.; BOTH, J.; ZEILMANN BRASIL, V.; VIEIRA DO NASCIMENTO, J. PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA DOCENTE: ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i2.38813. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38813. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais