EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO CURRICULAR NO CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG
Palavras-chave:
EDUCAÇÃO FÍSICA, CULTURA, ESPORTE.Resumo
Com a adoção do tempo integral no CP, o PST assumiu um lugar na organização do currículo escolar, sendo incorporado como componente curricular obrigatório no ensino fundamental. Desde 2015, as propostas pedagógicas de Educação Física (EF) e do PST estão intimamente articuladas, ambas inspiradas na perspectiva da Cultura Corporal (CC), e sistematizadas em quatro tempos de ensino-aprendizagem. Nesses tempos, as dimensões do conhecimento da CC (saber-fazer, saber-sobre e apreciação) são construídas em três níveis: a) introdução à diversidade de manifestações e sentidos da CC (jogos e brincadeiras, lutas, danças, ginásticas, atividades de aventura, esportes); b) aprofundamento em algumas manifestações da CC e c) especialização em uma manifestação da CC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).