EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO CURRICULAR NO CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG

Autores

  • Guilherme Carvalho Franco da Silveira CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG
  • Túlio Campos CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG
  • Amanda Fonseca Soares Freitas CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG
  • Nayara Cristina Albanez COORDENADORA DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO FÍSICA, CULTURA, ESPORTE.

Resumo

Com a adoção do tempo integral no CP, o PST assumiu um lugar na organização do currículo escolar, sendo incorporado como componente curricular obrigatório no ensino fundamental. Desde 2015, as propostas pedagógicas de Educação Física (EF) e do PST estão intimamente articuladas, ambas inspiradas na perspectiva da Cultura Corporal (CC), e sistematizadas em quatro tempos de ensino-aprendizagem. Nesses tempos, as dimensões do conhecimento da CC (saber-fazer, saber-sobre e apreciação) são construídas em três níveis: a) introdução à diversidade de manifestações e sentidos da CC (jogos e brincadeiras, lutas, danças, ginásticas, atividades de aventura, esportes); b) aprofundamento em algumas manifestações da CC e c) especialização em uma manifestação da CC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Carvalho Franco da Silveira, CENTRO PEDAGÓGICO DA UFMG

Graduação em Educação Física (UFMG - 1990), Especialização em Educação Física Escolar (PUC-MG - 1999), Mestrado em Educação (UFMG - 2004), Doutorado em Estudos do lazer (em andamento).

http://lattes.cnpq.br/0521487278758174

Túlio Campos, CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG

Licenciatura em Educação Física (UFMG- 2007), Mestrado em Estudos do Lazer (2010), Doutorado em Educação (em andamento)

http://lattes.cnpq.br/5971800251502490

Amanda Fonseca Soares Freitas, CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG

Licenciatura em Educação Física (UFMG- 2002), Mestrado em Educação (PUC-MG - 2008), Doutorado em Educação (PUC-MG - 2015)

http://lattes.cnpq.br/9497259929006975

Nayara Cristina Albanez, COORDENADORA DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG

Licenciada em Educação Física (UFMG - 2011)

http://lattes.cnpq.br/3396207281117037

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

SILVEIRA, G. C. F. da; CAMPOS, T.; FREITAS, A. F. S.; ALBANEZ, N. C. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PROGRAMA SEGUNDO TEMPO: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO CURRICULAR NO CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 3, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38682. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Ensaios