PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA

Autores

  • Ayra Lovisi Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ludmila Nunes Mourão Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Dinah Vasconcellos Terra Universidade Federal Fluminense
  • Kalyla Maroun Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i2.38076

Palavras-chave:

Educação Física. Formação profissional. Docentes

Resumo

O objetivo foi compreender como são produzidos os saberes docentes de professores de educação física considerando a influência da história de vida. Coleta dos dados: duas escolas públicas de ensino fundamental de Juiz de Fora-MG. Dois docentes foram acompanhados em suas aulas e foi realizada uma entrevista centrada em suas histórias. A reconstrução da biografia dos docentes evidenciou que a escolha de sua profissão está atrelada às histórias familiares e/ou sociais.  A análise da prática profissional revelou que as intencionalidades dos professores estão ligadas ao desenvolvimento do prazer, da autonomia e da formação crítica dos alunos e que os entraves da prática docente estão relacionados aos espaços, materiais, acúmulo de funções, indisciplina, turmas cheias e baixos salários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Nunes Mourão, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Doutora da Universidade Federal de Juiz de Fora

Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense

Professora Doutora da Universidade Federal Fluminense

Kalyla Maroun, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora doutora da Universidade Federeal do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

OLIVEIRA, A. L.; MOURÃO, L. N.; TERRA, D. V.; MAROUN, K. PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i2.38076. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38076. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais