NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA EM DIFERENTES MODALIDADES ESPORTIVAS: UM PROGRAMA NÃO CONVENCIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Rodrigo Baptista Moreira Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Giovani L. D. Nina
  • Anelise R. Gaya
  • Pablo L.D. Nina
  • Adriana T. de Lemos
  • Adroaldo Gaya

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.37313

Resumo

Objetivos: a) avaliar a intensidade, tempo de deslocamento ativo, distância percorrida e gasto energético (kcal), em diferentes modalidades esportivas, estratificado por sexo; b) conforme quantidade de modalidades esportivas frequentadas durante a semana na escola, identificar a contribuição da educação física escolar quanto ao tempo AFMV realizada durante a semana. Métodos: Estudo de caso: programa de educação física do Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim no município de General Câmara/RS. Amostra do tipo aleatória estratificada por sexo e faixa etária. Foram selecionados 206 escolares, 112 do sexo masculino e 94 do sexo feminino. Os escolares foram avaliados em 72 aulas por GPS da marca GARMIN, modelo 310XT, com frequencímetro. A intensidade da AF foi categorizada conforme critérios sugeridos por Armostrong (1998): Para tratamento dos dados utilizou-se: (1) estatística descritiva identificando a proporção de tempo em AF nos diferentes níveis de intensidade e, médias e desvios-padrão para a descrição dos dados; (2) estatística inferencial foi usado o teste “t” de student para comparação entre os sexos; e ANOVA com post hoc de Bonferroni para comparação entre as categorias de idades, todos assumindo previamente o nível de significância de 5%. Resultados: Quanto ao tempo semanal engajado em práticas de AF realizadas de forma moderada a vigorosa, observamos que o somatório de AFMV praticadas nas modalidades na escola demonstram resultados significativos, somente com as aulas de educação física os rapazes cumprem com cerca de 2/3 da carga horária semanal recomendada e, as moças com valores inferiores ao apresentado pelos rapazes, cumprem com cerca de 50% da carga horária sugerida. Consideramos estes resultados o diferencial desta proposta, neste formato os escolares ampliam o tempo de prática de AF na escola contribuindo de forma significativa quando comparada com as recomendações de 300 minutos de AF moderada a vigorosa por semana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Baptista Moreira, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Possui graduação em Educação Física -UNISINOS, Doutor em Ciência do Movimento Humano UFRGS. Professor do Curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/São Jerônimo. Tem experiência na área de Educação Física Escolar.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

MOREIRA, R. B.; L. D. NINA, G.; R. GAYA, A.; L.D. NINA, P.; T. DE LEMOS, A.; GAYA, A. NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA EM DIFERENTES MODALIDADES ESPORTIVAS: UM PROGRAMA NÃO CONVENCIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.37313. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37313. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais