REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Cláudia Aleixo Alves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Zenólia Christina Campos Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i2.37208

Palavras-chave:

Educação Física, Currículo, Epistemologia, Discursos

Resumo

Propõe investigar a repercussão dos discursos de professores acerca do debate epistemológico da Educação Física em um currículo de licenciatura, tomando como base, a análise de documentos que auxiliaram a elaboração deste, além de entrevistas com professores que participaram da elaboração do Projeto Pedagógico de Curso.  Utiliza como referencial teórico-metodológico os princípios da análise de discurso. Percebe-se que as divergências epistemológicas presentes no currículo são fruto das diferentes compreensões que os professores possuem acerca do que é a educação física, o seu conhecimento, sua especificidade no curso de licenciatura, seu campo de atuação profissional, reafirmando o entendimento do currículo como um documento permeado por disputas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Aleixo Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciada e bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo na linha de formação de professores e currículo. Doutorado (em andamento) em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Zenólia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela UFMG. Professora Associada do CEFD/UFES. Membro pesquisadora do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

ALVES, C. A.; CAMPOS FIGUEIREDO, Z. C. REPERCUSSÕES DOS DISCURSOS DOS DOCENTES EM UM CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i2.37208. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37208. Acesso em: 30 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais