UM MERGULHO NA METODOLOGIA DE ENSINO DO ESPORTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.37027Palavras-chave:
Natação, Ensino-aprendizagem-treinamento, Métodos de ensinoResumo
Os métodos de ensino-aprendizagem e treinamento (EAT) dos esportes se fundamentam basicamente em duas concepções: métodos Tradicionais e Novas Abordagens. Este estudo buscou identificar os métodos utilizados para o EAT da natação. Foram observadas 64 aulas aplicadas por três professores a alunos em sete níveis de aprendizagem, registradas em diário de campo e em filmagens com áudio. Considerando a organização dos conteúdos, o oferecimento de instruções e informações, e a utilização de feedbacks, verificou-se o uso de estratégias pertencentes às duas concepções metodológicas, reafirmando não existir forma ideal ou correta para o processo EAT, uma vez que o professor/treinador deva adequar o ensino conforme a situação e as necessidades de cada aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).