UM MERGULHO NA METODOLOGIA DE ENSINO DO ESPORTE

Autores

  • Caroline Bertarelli Bibbó
  • Siomara Aparecida Silva Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.37027

Palavras-chave:

Natação, Ensino-aprendizagem-treinamento, Métodos de ensino

Resumo

Os métodos de ensino-aprendizagem e treinamento (EAT) dos esportes se fundamentam basicamente em duas concepções: métodos Tradicionais e Novas Abordagens. Este estudo buscou identificar os métodos utilizados para o EAT da natação. Foram observadas 64 aulas aplicadas por três professores a alunos em sete níveis de aprendizagem, registradas em diário de campo e em filmagens com áudio. Considerando a organização dos conteúdos, o oferecimento de instruções e informações, e a utilização de feedbacks, verificou-se o uso de estratégias pertencentes às duas concepções metodológicas, reafirmando não existir forma ideal ou correta para o processo EAT, uma vez que o professor/treinador deva adequar o ensino conforme a situação e as necessidades de cada aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Bertarelli Bibbó

Mestranda em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais; bacharela em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto; linhas de pesquisas acadêmicas: Metodologia do ensino dos esportes; Danças folclóricas brasileiras; História da Educação Física; Lazer. Experiência prática com atividades aquáticas e danças.

Siomara Aparecida Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Educação Física pela Escola de Educação Fisica - UFMG (1994), Mestre em Educação Fisíca pela Escola de Educação Fisica, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO (2004) e Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). Professora adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Atua na área da Educação Física, com ênfase em Metodologia da Iniciação Esportiva, principalmente nos seguintes temas: coordenação motora, crescimento e desenvolvimento motor, jogos esportivos coletivos, processo de ensino aprendizagem com crianças.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

BIBBÓ, C. B.; SILVA, S. A. UM MERGULHO NA METODOLOGIA DE ENSINO DO ESPORTE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i1.37027. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37027. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais