INDICADORES DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ATLETAS BRASILEIROS DE RUGBY
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.37019Palavras-chave:
Psicologia, Esgotamento Profissional, Futebol AmericanoResumo
Os objetivos do estudo foram mensurar a síndrome de burnout em atletas brasileiros de rugby e verificar o efeito da variável sexo na percepção da síndrome. Participaram do estudo 21 atletas (11 homens e 10 mulheres), que responderam a uma ficha de dados demográficos e ao Questionário de Burnout para Atletas. Para análise de dados utilizou-se a estatística descritiva e a estatística inferencial (teste U de Mann-Whitney). Os atletas avaliados apresentaram índices baixos e moderados nas dimensões de burnout e no burnout total. Atletas do sexo feminino apresentaram maior percepção da dimensão reduzido senso de realização esportiva do que seus pares do sexo masculino. Não foi verificado o efeito da variável sexo para as demais dimensões e para o burnout total.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).