BIOPOLÍTICA E REJUVENESCIMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE OS DISCURSOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.36866Palavras-chave:
biopolítica. rejuvenescimento. educação físicaResumo
Constata-se recentemente que a Educação Física tem se articulado com os discursos biopolíticos de rejuvenescimento desempenhando efeitos de poder na medida em que ela nos oferece a possibilidade de construir um corpo resistente ao envelhecimento. Os discursos científicos da Educação Física parecem corroborar para estabelecimento de vínculos entre saberes e práticas de poder sobre o rejuvenescimento. Dessa maneira, a seguinte revisão sistemática tem como objetivos analisar o processo de constituição da Educação Física como discurso e prática de poder sobre o rejuvenescimento, identificando as narrativas sobre o rejuvenescimento corporal nas revistas científicas, e verificando como estas narrativas se articulam aos saberes da Educação Física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).