BIOPOLÍTICA E REJUVENESCIMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE OS DISCURSOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Fábio Luís Santos Teixeira Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Dênis Oliveira Decussatti Faculdade Maurício de Nassau
  • Rita de Cássia Paulino Silva Universidade Federal da Paraíba- UFPB
  • Iraquitan Oliveira Caminha Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.36866

Palavras-chave:

biopolítica. rejuvenescimento. educação física

Resumo

Constata-se recentemente que a Educação Física tem se articulado com os discursos biopolíticos de rejuvenescimento desempenhando efeitos de poder na medida em que ela nos oferece a possibilidade de construir um corpo resistente ao envelhecimento. Os discursos científicos da Educação Física parecem corroborar para estabelecimento de vínculos entre saberes e práticas de poder sobre o rejuvenescimento. Dessa maneira, a seguinte revisão sistemática tem como objetivos analisar o processo de constituição da Educação Física como discurso e prática de poder sobre o rejuvenescimento, identificando as narrativas sobre o rejuvenescimento corporal nas revistas científicas, e verificando como estas narrativas se articulam aos saberes da Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luís Santos Teixeira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação plena em Educação Física pela ESEF/UPE. Especialização em docência em Filosofia e Sociologia - INSAF/ PE. Mestrado em Educação Física - UPE/ UFPB. Doutorando em Educação Física - UPE/ UFPB

Dênis Oliveira Decussatti, Faculdade Maurício de Nassau

Mestre reconhecido pelo programa Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba. Graduado em Educação Física reconhecido pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do grupo de pesquisa: LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade. Atualmente é professor pesquisador da faculdade Maurício de Nassau, lecionando disciplinas cujos conteúdos programáticos estejam voltados para uma abordagem interdisciplinar do desenvolvimento da saúde corporal, psíquica e social implicados nos conceitos de cultura, lazer, políticas públicas e suas relações com a qualidade de vida e trabalho.

Rita de Cássia Paulino Silva, Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Graduanda em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do laboratótio LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade.

Iraquitan Oliveira Caminha, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Iraquitan de Oliveira Caminha é graduado em educação física e filosofia, ambos pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Líder dos grupos de pesquisa: LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade e do Grupo de Estudos de FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO. Membro do LABORE - Laboratório de Psicopatologia Fundamental do EPSI (Espaço Psicanalítico) e do NEPPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação do EPSI. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Ética, Educação Física, Esporte, Filosofia, Educação e Psicanálise.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

TEIXEIRA, F. L. S.; DECUSSATTI, D. O.; SILVA, R. de C. P.; CAMINHA, I. O. BIOPOLÍTICA E REJUVENESCIMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE OS DISCURSOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i4.36866. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36866. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão