A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS PARA O ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO: SOBRE ‘MANOBRAS’ E DIFERENTES APROPRIAÇÕES DOS TREINOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.36808Palavras-chave:
criança, infância, Ginástica Artística, esporte de alto rendimento.Resumo
Este trabalho busca compreender ‘como’ e ‘por que’ uma criança específica se mantém em uma equipe de Ginástica Artística que visa o alto rendimento. A partir de observações sistemáticas durante 9 meses na rotina de treinos da ginasta e da realização de 1 entrevista semiestruturada com a mesma, foi possível identificar 4 aspectos sobre a maneira como esta vivenciava os treinos: 1) experimentação dos limites e das possibilidades dos movimentos do seu ‘corpo de ginasta’; 2) participação ‘não passiva’ nos treinos, marcada por tensões; 3) construção de vínculos de amizades; 4) experiências para além da prática esportiva. Com base nos resultados do estudo, questionamos algumas críticas presentes na Educação Física sobre o esporte de alto rendimento na infância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).