QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: CONTEXTO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E CARREIRA DOCENTE

Autores

  • Rosane Ferreira Veiga Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Mariângela da Rosa Afonso Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Edilene Cunha Sinott Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • José Antonio Bicca Ribeiro Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.36798

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Docentes, Satisfação no Emprego

Resumo

O estudo objetivou verificar a satisfação dos professores de Educação Física quanto a sua qualidade de vida no trabalho. Os participantes do estudo foram 94 professores, vinculados à Secretaria Municipal de Educação e Desporto da cidade de Pelotas/RS. Os instrumentos utilizados foram: a Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT-PEF), e um questionário sócio demográfico. Os dados foram analisados no STATA 12.0, através dos testes do Qui-Quadrado e Exato de Fisher, com nível de significância de 5%. Encontrou-se índices elevados de satisfação nas dimensões: oportunidade imediata para uso e desenvolvimento das capacidades humanas e oportunidade futura de crescimento e segurança, além de índices elevados de insatisfação com relação à remuneração e a compensação.

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Biografia do Autor

Rosane Ferreira Veiga, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mestre em Educação Física. Professora da rede Municipal do Ensino da Rede Municipal de Pelotas/RS. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1815415626968688.

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutora em Educação. Professora Titular dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel), Pelotas-RS. Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/5202830028335096

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração "Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física". É professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2157963864937275.

Edilene Cunha Sinott, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mestre em Educação Física. Professora da Rede Municipal de Ensino de Pelotas/RS. Professora da Rede Estadual de Ensino de Pelotas/RS. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0858801844024721

José Antonio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE), Pelotas/RS. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4219629286524921

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

FERREIRA VEIGA, R.; DA ROSA AFONSO, M.; OLIVEIRA FARIAS, G.; CUNHA SINOTT, E.; ANTONIO BICCA RIBEIRO, J. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: CONTEXTO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL E CARREIRA DOCENTE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i2.36798. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36798. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais