PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Marcio Turini Constantino UERJ e UNIABEU
  • Carlos Henrique Ribeiro Vasconcellos FAETEC/RJ
  • Lamartine Pereira DaCosta UERJ
  • Leonardo José Mataruna-dos-Santos Departamento de Educação física

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.36492

Palavras-chave:

Novas tecnologias para o ensino, jogos eletrônicos, educação física, valores, desenvolvimento humano.

Resumo

Nos tempos atuais das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) é possível que a escola possa ser um local adequado para a apropriação esclarecida e criativa dos Jogos Eletrônicos (JEs). O objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil do uso de TICs por alunos do ensino fundamental e verificar a relação entre os valores percebidos por estes alunos na prática de JEs com os valores desenvolvidos nas aulas de Educação Física. Um questionário validado por dois professores doutores de Educação Física e dois especialistas na área Informática foi aplicado a 348 alunos.  Os resultados indicaram a inserção do uso TICs na cultura dos alunos, e os valores percebidos por esses alunos na prática dos JEs se coadunaram com os valores do esporte desenvolvidos na prática da Educação Física.  Os resultados parecem sugerir uma possibilidade de desenvolver valores do esporte integrando a prática da Educação Física com JEs constituintes da cultura desses alunos.

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Biografia do Autor

Marcio Turini Constantino, UERJ e UNIABEU

Departamento de Educação Física

Carlos Henrique Ribeiro Vasconcellos, FAETEC/RJ

Departamento de Educação Física

Lamartine Pereira DaCosta, UERJ

Departamento de Educação Física

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Publicado

2015-12-18

Como Citar

CONSTANTINO, M. T.; VASCONCELLOS, C. H. R.; DACOSTA, L. P.; MATARUNA-DOS-SANTOS, L. J. PERFIL E PERCEPÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i4.36492. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/36492. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais