POR OUTRA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NATUREZA, CULTURA E EXPERIÊNCIAS NA COSTA DA LAGOA (SC)

Autores

  • Miraíra Noal Manfroi Universidade Federal de Santa Catarina Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jairo Roberto Paim Ferreira Prefeitura de Florianópolis
  • Alcyane Marinho Universidade Federal de Santa Catarina Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.35844

Palavras-chave:

Educação Física. Escola. Natureza. Crianças.

Resumo

Resumo

Esta pesquisa se desenvolveu em uma escola pública municipal, pertencente a um bairro de Florianópolis (SC), Costa da Lagoa (Costa), no qual o acesso se faz somente por trilhas ou barcos. Parte de uma pesquisa mais ampla, este estudo etnográfico teve como objetivo investigar como ocorrem as aulas de Educação Física na Escola da Costa. Na escola estudada, pela criatividade do professor e a adesão das crianças, o próprio cenário da comunidade e da escola tornam-se espaços desafiadores para novas aprendizagens. O professor de Educação Física, ao planejar as aulas, envolve os recursos ofertados pela própria comunidade e pela natureza, ampliando a concepção de Educação Física escolar e de cultura corporal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miraíra Noal Manfroi, Universidade Federal de Santa Catarina Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Departamento de Educação Física. Mestre em Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É integrante do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NUPPE) e do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LaboMídea) do CDS/UFSC, desenvolvendo atividades de pesquisa atreladas à linha de Formação e desenvolvimento profissional em Educação Física e Esportes e integrante do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão vinculadas a este laboratório, especialmente com foco nos temas lazer,crianças, lúdico, meio ambiente e qualidade de vida.

Jairo Roberto Paim Ferreira, Prefeitura de Florianópolis

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Atualmente é efetivo da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, avaliação, saúde e judô.

Alcyane Marinho, Universidade Federal de Santa Catarina Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP). Mestre e Doutora em Educação Física, Área de Estudos do Lazer, pela UNICAMP (Campinas, SP). Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). É Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração "Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física" e na linha de pesquisa "Teorias sobre o Corpo, Movimento Humano, Esportes e Lazer". É líder do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

MANFROI, M. N.; FERREIRA, J. R. P.; MARINHO, A. POR OUTRA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NATUREZA, CULTURA E EXPERIÊNCIAS NA COSTA DA LAGOA (SC). Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i3.35844. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35844. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais