PREVALÊNCIA DE DOR NAS COSTAS E FATORES ASSOCIADOS EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE GRAVATAÍ/RS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.35811Palavras-chave:
dor nas costas, fatores de risco, saúde escolarResumo
Objetivo: Verificar a prevalência de dor nas costas em escolares do Ensino Fundamental e Médio da cidade de Gravataí, Brasil, bem como verificar se a dor está associada com fatores demográficos (idade e sexo), comportamentais (hábitos de vida diários) e hereditários (ocorrência de dor nas costas nos pais). Metodologia: 321 escolares de 10 a 17 anos responderam o questionário BackPEI. Resultados: A partir de análise multivariável, a dor nas costas está associada (p<0,05) com: idade, com maior prevalência aos 16, 17 e 18 anos; postura inadequada ao sentar; e dor nas costas nos pais. Conclusão: A prevalência de dor nas costas dos escolares foi de 54,6%, o que sugere a necessidade de ações destinadas à prevenção e promoção, através de programas de educação em saúde para os escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).